Quem Somos
A Minha Livraria é fruto de um trabalho iniciado há 25 anos em São Paulo. "Apelidado" de Francisco de Assis, mas "nominalmente" conhecido como Chico, Chicão e até mesmo Chiquinho, o mesmo graduou-se em filosofia, história, teologia, psicologia e consequentemente realizou a formação de psicólogo.
Durante a graduação de psicologia e lecionando em escola pública, para minimizar algumas dificuldades e pagar as mensalidades de sua graduação, começa a desfazer dos seus próprios livros. Nos intervalos das aulas, Chico fazia uma pequena exposição de seus livros para vendê-los. Cada venda realizada significava um aperto no peito, mas a realidade impulsionava-o a prática do desapego.
Pelo seu caráter, simpatia e utilizando um conhecimento básico, foi aos poucos conquistando a confiabilidade e amizade dos alunos e professores. Em função da demanda, não bastava somente seus livros, começou a freqüentar vários sebos na intenção de atender os pedidos recebidos. Posteriormente começou também a comprar pequenos acervos. Tomou gosto e assim iniciou-se tambem na vida de livreiro.
Em função das necessidades maiores de alguns colegas, emprestava-os em vez de vendê-los. Vale lembrar que foi muitas vezes chamado de "louco" por deixar seus livros expostos e dirigir-se para sala de aula. Tinha o cuidado de deixar nos livros os preços e um pequeno cartaz com seu telefone e o local onde se encontrava. Não havia grandes problemas! Em função de algumas mudanças administrativas, não pôde mais realizar suas vendas no interior da universidade. Com o propósito de continuar o atendimento, mudou-se para a calçada da mesma universidade! Ali ficou durante cinco anos, como o Mandacaru que resiste no sertão deserto e árido.
Neste ínterim, pela quantidade de livros adquiridos e pela oportunidade que houve, inaugura próximo a PUC/São Paulo um sebo com o nome de Livraria D’ Quixote, atendendo a comunidade local e as duas universidades.
Alguns anos depois, como um rito de passagem, foi convidado pela direção da Universidade São Marcos/SP a sair da calçada e ocupar um espaço em uma de suas unidades. Assim o fez! Cria o Sebo D’ Quixote! Espaço este, semelhante à Livraria D’ Quixote próximo à PUC/SP. O mesmo conquistou mais ainda a simpatia de alunos, professores e da própria direção. Inclusive tornou-se referência para vários livreiros. Livreiros que pretendiam criar espaços diferenciados. Isto mesmo! Era muito diferente de tudo que havia!
Sebo D'Quixote
(São Marcos) |
Sebo D'Quixote
(São Marcos) |
Livraria D'Quixote
(PUC) |
Livraria D'Quixote
(PUC) |
Espaço organizado, intimista e aconchegante, que propiciava uma boa leitura. Espaço de encontro da comunidade acadêmica! Havia livros novos, um belo acervo de livros usados e raros; móveis; objetos de arte como pintura, escultura, fotografia; cds; videoteca selecionada; café; etc. e não podemos deixar de mencionar o ótimo atendimento. Era na realidade um espaço cultural.
Minha Livraria
(Belo Horizonte)
|
Depois de 23 anos, muda-se com todo o acervo para Belo Horizonte /MG por motivos familiares. Perda significativa para os assíduos freqüentadores das duas livrarias. Em BH, diante das dificuldades em encontrar um local ideal para instalar sua loja física e dar continuidade em sua filosofia de trabalho, Chico decide navegar em águas bravias (internet), mas trazendo consigo um porto seguro, seus conhecimentos e experiências agregados a um belo acervo de livros e objetos.
Eis o nascimento da Minha Livraria! Maneira pela qual também poderá atender seus antigos amigos e clientes de São Paulo. “Esconder-se é um prazer, mas não ser encontrado é uma catástrofe” - D. W. Winnicott (1). A Minha Livraria objetiva firmemente ser um porto seguro para todos os internautas comprometidos com o conhecimento e apaixonados por livros.
(1) Cursos de Especialização: Psicologia Clínica Winnicottiana e Psicoterapia Psicodinâmica Breve - acesse www.ippesp.com.br
|